Carnaval no Brasil
O carnaval é uma festa tão popular no Brasil que acabou se tornando o nosso cartão postal para o mundo. Quem nunca viu as fotos de uma estonteante mulher negra, latina, coberta em Glitter e plumas e não associou ao diretamente ao Brasil que atire a primeira pedra.
Sim, por muitos anos o Brasil exportou esta imagem única do carnaval com intuito de atrair turistas. A exploração do corpo feminino sempre foi uma boa maneira de fazer isso. Os anos passaram, um novo milênio chegou e com ele (graças a Deus), o pensamento coletivo mudou. Hoje a imagem que desejamos passar lá fora é do verdadeiro carnaval. Uma festa que varia de região para região e é rica em folclore e cultura popular.
Carnaval de rua
O carnaval de rua é o modo mais comum de se cair na folia. As pessoas que participam do carnaval de rua são chamadas de foliões. Existem blocos, ou grupos de carnaval tradicionais que saem em dias específicos e os foliões se encontram no local e hora em que o bloco vai sair pelas ruas da cidade. Separamos os blocos por região:
Rio de Janeiro
Cordão do Bola Preta. Sai no dia 22 de fevereiro Às 7 da manhã na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio.
Simpatia É Quase Amor. Sai no dia 15 de fevereiro, sábado, às 16:00
23 de fevereiro, domingo, às 16:00, na Praça General Osório, em Ipanema
São Paulo
Casa Comigo. Sai no dia 15 de fevereiro, às 11:00 da manhã na Avenida São João, no Centro, em São Paulo.
Acadêmicos do Baixo Augusta. Sai no dia 16 de fevereiro, domingo, às 14:00 na Rua da Consolação, 2195, no Centro.
Pernambuco
Galo da Madrugada. No dia 22 de fevereiro, sábado, às 7:00 da manhã. na Travessa do Forte, no bairro de São José, em Recife.
Homem da Meia-Noite. No dia 22 de fevereiro, sábado, às 00:00 nas Ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, no bairro do Carmo, em Olinda.
Minas Gerais
Baianas Ozadas. No dia 24 de fevereiro, segunda-feira, às 9:00 da manhã na Avenida Afonso Pena, em frente à Igreja São José, no Centro.
Monobloco.No dia 25 de fevereiro, terça-feira, às 10:30 da manhã na Esplanada do Mineirão, Avenida Presidente Carlos Luz, localizado no bairro de São Luiz
Desfiles das escolas de samba
Os desfiles de escola de samba acontecem em alguns estados do país, mas eles são mais fortes nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.
Os desfiles acontecem na sexta, sábado e domingo de carnaval. O resultado da escola vencedora é apresentado na quarta-feira de cinzas.
Para assistir aos desfiles é preciso pagar um ingresso que varia de preço dependendo do lugar em que você irá assistir: arquibancada ou camarote.
Carnaval no trio elétrico
Salvador, capital da Bahia, é famosa pelo seu carnaval com trios elétricos puxando os foliões na avenida. Para participar de um dos blocos é preciso comprar a camisa (abadá) do trio. Só se aproxima do trio, passando do cordão de isolamento, quem estiver com o abadá e pulseira que comprovam a compra do ingresso. Os foliões que não compram abadá e seguem atrás do trio são chamados de pipoca.
Bonecos de Olinda
Uma tradição do carnaval brasileiro são os bonecos de Olinda. São bonecos gigantes feitos de isopor, papel, madeira e fibra de vidro que guiam os foliões pelas ruas de Olinda. Eles representam figuras importantes do folclore regional, políticos e artistas.
Frevo
O frevo é uma dança e um ritmo musical originário do estado de Pernambuco, com influência da capoeira e outros ritmos. Seus dançarinos fazem alguns passos rápidos, acrobáticos utilizando um guarda chuva colorido para dar equilíbrio. É uma experiência linda de se ver.